domingo, 27 de janeiro de 2013

Três tipos de percepções inexplicáveis

Retirado do livro Cães Sabem Quando Seus Donos Estão Chegando, de Rupert Sheldrake, 1999.

"Neste livro, discuto três categorias principais de percepções animais inexplicáveis, a saber: a telepatia; o senso de direção; e as premonições.
1. A Telepatia. Começo com a capacidade que alguns cachorros, e outros animais têm de saber que seus donos estão chegando em casa. Em muitos casos, a antecipação da chegada das pessoas por parte dos animais não pode ser explicada em termos de rotina, de indícios fornecidos por quem está em casa ou pelo som da aproximação de carros conhecidos. Em experiências filmadas, os cachorros conseguem antecipar a chegada de seus donos em horários aleatórios, até mesmo quando chegam de táxi ou em outros veículos desconhecidos por eles. De alguma forma, as pessoas comunicam a intenção de voltar para casa telepaticamente. Alguns animais de estimação também reagem telepaticamente a diversas outras intenções humanas e respondem a chamados e comandos silenciosos. Alguns sabem quando uma pessoa em especial está ao telefone. Outros demonstram reações quando seus donos estão sofrendo ou morrendo em algum lugar distante. Sugiro que a comunicação telepática depende de laços entre pessoas e animais que não são apenas metafóricos e sim verdadeiras conexões. Eles estão ligados através de campos, chamados campos mórficos. (são campos não materiais que contêm informações quânticas que geram tudo o que conhecemos, como os comportamentos, as emoções e a matéria de um modo geral. Extraído de projeto Pinga Fogo Quântico 2013)

2. O Senso de Direção. Os pombos-correio conseguem encontrar o caminho de volta para o seu pombal através de centenas de quilômetros de território desconhecido. As andorinhas migrantes europeias viajam milhares de quilômetros até chegarem aos seus campos de alimentação na África e na primavera retornam à sua terra natal, até mesmo para o prédio onde haviam feito seu ninho anteriormente. Essa capacidade de viajar para destinos distantes continua sem explicação e não pode ser esclarecida pelo olfato ou por qualquer outro dos sentidos conhecidos, nem mesmo um possível "senso de bússola". Alguns cachorros, gatos, cavalos e outros animais domésticos também têm bom senso de direção e encontram o caminho de casa a partir de locais estranhos, a muitos quilômetros de distância. Os animais parecem ser atraídos pelo destino desejado como se um elástico invisível os ligasse àquele lugar. Essas ligações só encontram explicação nos campos mórficos. Alguns animais não encontram o caminho de volta para lugares e sim para pessoas. Os donos de alguns cachorros, ao viajarem e deixarem seu animal para trás, são encontrados por este em locais distantes onde o animal jamais esteve. Seguir a pista de uma pessoa pelo faro pode explicar alguns casos quando as distâncias são curtas, mas em outros casos a única explicação plausível parece ser o elo invisível forjado entre o animal e a pessoa a quem este é ligado. Mais uma vez, isso poderia ser comparado a um elástico esticado, o que eu atribuo ao campo mórfico que conecta animal e dono.

3. Premonições. Algumas premonições podem ser explicadas em termos de estímulos físicos: por exemplo, animais que ficam agitados antes de um terremoto podem estar reagindo a mudanças elétricas sutis; cachorros que avisam aos donos epiléticos da iminência de um ataque podem estar notando tremores musculares sutis ou odores fora do comum. Mas outras premonições parecem envolver pressentimentos misteriosos que desafiam nossas pressuposições habituais sobre a divisão entre passado, presente e futuro. A telepatia, o senso de direção e as premonições são exemplos daquilo que algumas pessoas chamam de percepção extrassensorial. Outros os atribuem a um "sexto sentido" (ou "sétimo sentido", mas de qualquer forma a um sentido ou sentidos a mais). Outros os chamam de "paranormais". Outros ainda de "psíquicos". Todos esses termos estão de acordo entre si ao apontarem para algo que vai além dos limites da ciência estabelecida. "Percepção extrassensorial" significa, literalmente, uma percepção além ou fora dos sentidos. À primeira vista, o termo "sexto sentido" parece significar o contrário, pois sugere uma perceptividade que faz parte dos sentidos apesar de exercida através de um outro tipo de sentido ainda não reconhecido pela ciência. Esse conflito desaparece se considerarmos o sentido de "extrassensorial" como sendo "fora dos sentidos conhecidos". Os termos "percepção extrassensorial" e "sexto sentido" não sugerem o que são esses fenômenos ou como funcionam. Eles meramente nos dizem o que não são. Não são explicáveis em termos dos sentidos conhecidos. Todos os três tipos de perceptibilidade - a telepatia, o senso de direção e as premonições - parecem ser melhor desenvolvidos em espécies não humanas, tais como os cachorros, do que nas pessoas. No entanto, eles também ocorrem entre os humanos. Poderes psíquicos humanos ou "sextos sentidos" parecem mais naturais, mais biológicos quando vistos sob a óptica do comportamento animal. Muito daquilo que parece ser "paranormal", hoje em dia, parece normal quando expandimos nossas noções de normalidade. A ciência conseguirá avançar apenas quando caminhar além de seus limites atuais. (...) É possível investigar as capacidades inexplicáveis dos animais cientificamente e de forma que não seja invasiva ou cruel. Também sugiro uma variedade de maneiras pelas quais os donos de animais e estudiosos podem fazer grandes contribuições a esse novo campo de pesquisa. Temos muito a aprender com nossos animais de estimação. Eles têm muita coisa para nos ensinar a respeito da natureza animal - e de nossa própria natureza."

Por Google Images


 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...